Faça uma doação à cultura e entre para o nosso time.

Fundação Jupará de Cultura e Ecologia

Destaque de nosso Estatuto

Para compor o Estatuto da Fundação Jupará foi feita uma ampla pesquisa junto a outras fundações e ao Ministério Público para que o nosso fosse o mais completo possível.

Partimos do Estatuto padrão indicado pelo MP, consultamos os de várias entidades brasileiras e algumas estrangeiras, e chegamos à redação final, da qual destacamos alguns pontos importantes.

1. A atuação da FunJup não está restrita à região, podendo atuar em todo o Brasil e no exterior.

2. A fundação tem como finalidade promover e ajudar no desenvolvimento da cultura e da arte regionais; na divulgação da cultura grapiuna fora da região sul do estado; na produção de eventos e produtos culturais da região.

3. A fundação também irá atuar em treinamentos, cursos e pesquisas voltados para a cultura e a defesa do meio ambiente; promover eventos, cursos, pesquisas e estudos nas áreas da cultura e da ecologia; editar obras de literatura, música e artes; formar parcerias estratégicas para suas atividades; promover o uso da internet como forma de comunicação e divulgação cultural.

4. Ainda são finalidades da FunJup promover campanhas culturais; cadastrar os artistas da região; se empenhar na construção de locais próprios para eventos culturais.

5. A Fundação não distribuirá lucro, dividendo, remuneração ou quaisquer outras vantagens a seu instituidor, mantenedores e dirigentes, empregando todos os seus rendimentos no cumprimento de seus objetivos.

6. A FunJup tem como integrantes, além dos fundadores, as categorias:
(a) honorário, atribuída às pessoas que já tenham prestado relevantes serviços à Fundação;
(b) doador, atribuída às pessoas físicas ou jurídicas que tenham feito doação significativa à Fundação;
(c) parceiro, atribuída às pessoas físicas ou jurídicas que contribuam regularmente com serviços;
(d) amigo, atribuída às pessoas que contribuam regularmente com prestações em dinheiro;
(e) consultivo, atribuída a entidades representativas convidadas e aprovadas pelo Conselho Curador.

7. O Conselho Consultivo será ouvido pela Fundação sobre o planejamento, criação, captação de recursos, desenvolvimento e execução de projetos, podendo propor novos projetos ao Conselho Curador.

Caso queira, você pode baixar a íntegra do Estatuto da Fundação Jupará, em arquivo .doc, neste link.

 

Notas

A administração da FunJup é feita pelo Conselho Curador através de sua Diretoria Executiva, que pode delegar atribuições e contratar serviços.

Todo fornecedor pode se cadastrar junto à FunJup, mas cada contratação só será feita depois de comparados os preços e condições de três empresas.

A FunJup está aberta a pessoas que queiram atuar como voluntárias na manutenção da entidade e nos seus projetos.

Cada centavo recebido ou gasto pela FunJup é lançado em seus livros para posterior fiscalização e auditoria federal.

O Estatuto da FunJup inclui um Conselho Técnico Científico que tem como objetivo buscar soluções para o melhor uso da tecnologia para a difusão cultural.