Faça uma doação à cultura e entre para o nosso time.

Fundação Jupará de Cultura e Ecologia

Um lado da Bahia que você não conhece

Jupara 1 Com este slogan começava em 1995 uma história de sucesso na cultura grapiuna. Era o tema do primeiro CD Jupará, pioneiro em coletânias regionais no Brasil.

Para conseguir realizar o sonho dos artistas sulbaianos de estrear em CD foram necessários muita ousadia, trabalho e parcerias de qualidade.

Totalmente gravado em Itabuna (BA), no MM Studio, o disco trouxe 20 artistas regionais cantando composições da própria região.

Jupara 2 A prensagem foi feita na Microservice, graças à contribuição de empresas locais que apostaram no projeto e compraram cotas de CDs, pagando antecipadamente.

O disco toca hoje em centenas de rádios no Brasil e no exterior, e ajudou a gerar outros três discos na mesma linha, a coleção Jupará, mais dois CDs temáticos (98 Graus, para o verão; e Xamêgo da Morena, de forró).

Jupara 3 A Fundação Jupará assumiu a batalha pela gravação, prensagem e divulgação dos CDs Jupará, em parceria com a Jupará Records e a rádio Morena FM.

A FunJup já trabalha para conseguir toda a verba necessária para o CD Jupará 5, que trará 18 artistas de Música Popular Grapiuna, como Emerson Mozart e Fabiano Carillo.

Nos consulte sobre como patrocinar e ligar o nome de sua empresa a esta história de sucesso enviando email para fundacao@jupara.com

 


 

Notas

Jupara 4 O primeiro CD Jupará traz as únicas duas músicas gravadas pelo compositor Hilário Lima em vida. Ele foi assassinado um mês antes do lançamento do disco.

'Lua de Prata', seu maior sucesso, foi regravada por um grupo de artistas sulbaianos e será incluída no CD Jupará 5

A capa do primeiro CD Jupará trazia a foto de uma barcaça de cacau para marcar sua origem na zona cacaueira da Bahia.

Os CDs 2, 3 e 4 trouxeram quadros de artistas regionais, ajudando a divulgar a pintura local junto com a música.

Rica em melodia e harmonia, com letras que falam de temas universais sob a ótica regional, a MPG tem como base instrumental o violão e sofreu influência da MPB de Minas Gerais.