Faça uma doação à cultura e entre para o nosso time.

Fundação Jupará de Cultura e Ecologia

Museu Histórico de Itabuna

Itabuna tem uma das mais ricas e interessantes histórias do Brasil, com cenas de bravura, resistência, aventura e muita garra. Mesmo assim, até hoje não tem um local que preserve e exponha esta história.

A Fundação Jupará vai mudar isto com a criação do Museu Histórico de Itabuna Adelindo Kfoury, batizado com o nome do principal pesquisador do passado da cidade, que se dedica a ele há mais de 50 anos.

Adelindo já confirmou a doação de todo o seu acervo de documentos, fotos, jornais e objetos para o novo museu, que também receberá os acervos de outras famílias de Itabuna.

Serão mais documentos, fotos e jornais de época, acrescidos de móveis, objetos pessoais e de decoração, roupas, acessórios, ferramentas e utensílios.

Este acervo será exposto em áreas separadas por família, mostrando como cada uma se encaixa na história da cidade e como viveram seus antepassados.

Os móveis e objetos serão usados na decoração interna do museu, mostrando em cenas montadas como eram as casas e escritórios do início do século 20, como as pessoas se vestiam e viviam.

Três salões especiais serão montados tendo como temas a arte sacra regional, a cultura do cacau, e a imprensa regional, que completou 100 anos em 2002.

Todo o acervo será fotografado e scaneado digitalmente, classificado e incluído em um banco de dados que poderá ser consultado nos computadores do cybercafé interno ou pela internet, no website do museu.

Depois de pronto o Museu de Itabuna terá projetos para atrair os estudantes, encenação de peças baseadas na história local e eventos que divulguem seu acervo.

O museu será dotado de uma loja de lembranças que ajudará na manutenção do prédio e do acervo. Ela terá desde camisas e canecas até livros, posters e reproduções de documentos históricos.

No atual estágio, a Fundação Jupará está procurando um prédio antigo que possa ser doado para a sede do museu. Ele será reformado, mantendo sua arquitetura original e fazendo apenas as adaptações internas necessárias para o bom funcionamento do museu.

Nos consulte sobre como patrocinar e ligar o nome de sua empresa a esta história de sucesso enviando email para fundacao@jupara.com

 

Notas

O projeto do Museu de Itabuna já conta, desde o seu início, com o apoio dos vereadores Luiz Sena, Júnior Brandão e Ruy Machado, e do artista plástico Osmundinho Teixeira.

O Museu de Itabuna faz parte de um projeto maior, que pretende dotar a cidade com os museus que ela necessita, incluindo o da Imprensa Regional e o do Cacau.

Nosso projeto precisa, entre outras doações, de máquinas fotográficas digitais, scanners, computadores, e aparelhos Sterilair. Se você conhece quem possa ajudar, por favor nos informe.