Faça uma doação à cultura e entre para o nosso time.

Fundação Jupará de Cultura e Ecologia

Sitio Arqueologico Oitizeiro

A Fundação Jupará promove Expedição Étnica Oitizeiro, saindo de Itabuna para a peninsula de Maraú, onde se encontra o Sítio Arqueológico Oitizeiro.

Ele é o primeiro equipamento planejado de turismo socialmente responsável do Pólo Litoral Sul, fomentado dentro dos critérios da OMT (Organização Mundial de Turismo).

O Oitizeiro, criado pela Fundação Jupará, tem como centro o Passo (Projeto de Artesanato Solidário Sustentável Oitizeiro) como ação de sustentabilidade, atuando no Quilombo Oitizeiro, localizado na Costa do Dendê, na belíssima Península de Maraú, que tem 750 Km².

O local tem dez comunidades, dois assentamentos (Santana e Pancada Grande) e o Sítio Arqueológico Oitizeiro. O projeto visa em especial a geração de oportunidade de trabalho e de renda através de ações para a valorização dos Afros-descendentes (Quilombolas).

"Ele vai fortalecer sua cultura e economia, além de elevar seu nível profissional e social, caracterizados por produtos artesanais, provenientes da Cultura Afro-Marauense", explica Rosa Penzza, diretora de projetos da Funjup.

O projeto busca o aumento de renda das famílias participantes, iniciando com a divulgação de sua arte e a busca de parceiros que, inseridos na questão da responsabilidade social, se sensibilizam com a causa Quilombola e valorizem os preços das Bio-Jóias.



Amigo Solidário

Qualquer empresa pode se tornar um "Amigo Solidário" do projeto, colaborando diretamente na viabilidade dos esforços sociais e culturais da Expedição Étnica a Maraú, com objetivo de capitação de recursos para a 1ª Mostra de Artesanato Afro-Marauense.

O Projeto de Artesanato Solidário Sustentável Oitizeiro está adequado de acordo com as normas da Lei Roaunet. A Lei n° 8.313/91 prevê que o doador ou patrocinador pode deduzir do Imposto de Renda os valores aplicados em projetos culturais.

Para participar da Expedição como patrocinador, apoiador ou parceiro, entre em contato com Rosa Penzza no email rosapenzza@jupara.com.br

 

Parceiros

Já são parceiros do projeto a BA Marketing, empresa de publicidade e propaganda; o Le Club Solidário, movimento de fomento de turismo socialmente responsável; a Care, que promove projetos sociais com comunidades de base no sul da Bahia; e a El Paso, petrolífera que investe na cultura dos locais onde atua.

Também Txai Resort, Hotel Transamérica, Kiaroa, Incra, Fundação Palmares, Sepir (governo federal), Posterlândia, Hotel Aytyaram, Progresso Pneus, Sr. José de Biu.